|Samambaia: A Planta Sagrada e sua Flor Mágica
- 17 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
As lendas em torno da samambaia e de sua mítica flor estão entre as histórias mais populares entre os povos eslavos, permeadas por mistério e magia. Segundo antigas crenças, a samambaia selvagem, que geralmente não floresce, revela uma flor mágica apenas no solstício de verão, durante o festival de Kupala.
Somente as samambaias que crescem nas partes mais profundas e isoladas das florestas podem produzir essa flor mágica – e, em algumas ocasiões, até frutos encantados. Essas áreas precisam estar distantes das habitações humanas, preservando assim um ambiente puro e intocado. No folclore eslavo, essa flor é conhecida como a flor de Perun e se diz que protege seu portador contra doenças, maldições e qualquer tipo de influência negativa. Acredita-se que quem a encontra se torna invulnerável e sortudo. Além disso, a flor concede a habilidade de revelar tesouros escondidos no solo e até de realizar os desejos mais profundos de seu possuidor.

“Flor de Samambaia” do artista Antoni Piotrowski (1853-1924), pintada por volta de 1900.
Algumas histórias acrescentam que, ao colher a flor, se a pessoa conseguir guardar uma pétala sob a língua, dentro do sapato ou até em uma pequena ferida, poderá usá-la em rituais futuros. Isso garantiria ao portador dons como a clarividência, invisibilidade e a habilidade de ser conduzido a locais de felicidade.
Perun teria presenteado a flor a Kupala, que por sua vez, entregou-a aos humanos como um símbolo de unidade entre o mundo divino e o mortal. Diz-se que a flor desabrocha à meia-noite, mas sua existência é breve, durando menos de uma hora antes de murchar ao amanhecer. Quando a flor se abre, um trovão pode ecoar pela floresta, e ela emite uma luz nas cores dourada, roxa ou azul, iluminando o lugar onde cresce. Encontrá-la, porém, não é tarefa fácil. Além de sua localização isolada, o caminho é dificultado por criaturas míticas do folclore polonês, que aguardam ansiosas pelo seu surgimento. Durante os solstícios, esses seres tornam-se especialmente ativos, protegendo a flor e afastando os humanos com sons assustadores e risadas misteriosas.
É importante lembrar que as tribos eslavas eram diversas em suas crenças e interpretações, o que deu origem a diferentes histórias sobre a flor da samambaia e seus significados. Para algumas tribos, por exemplo, a busca pela flor durante a festa de Kupala simbolizava a liberdade dos jovens ao descobrir o ato sexual pela primeira vez. Essa flor não existe na vida real, pois a samambaia não floresce. A flor é apenas um símbolo da magia nos períodos citados acima.
Além de simbolizarem proteção, sorte e conquistas, as samambaias são usadas para purificar as pessoas e os ambientes em que vivem.
Fontes:
Além da Sebe
Box Eslavos: Os Melhores Contos e Lendas
Comments