top of page
Buscar

Maržena, Quando Morana se recolhe.

  • 22 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Hoje nos despedimos do inverno, agora é dia 22/09/2024 e acabamos de entrar em uma nova estação, seja bem-vinda, primavera! 🌺


(Lembrando que estamos observando as estações conforme o hemisfério sul, no hemisfério norte o inverno começa por volta do dia 21 ou 22 de dezembro e termina por volta do dia 20 ou 21 de março).


Comemoração de Maržena

Essa comemoração é uma antiga prática eslava e tem a intenção de celebrar a mudança de estação, essa festividade se chama "Maržena" (Esse é um dos nomes da Deusa Morana, também conhecida como Morena, Marzanna ou Mora, depende da tradição e localidade).


Antigamente os povos eslavos comemoravam o fim do inverno com muito vigor, afinal, uma das épocas mais difíceis estava chegando ao fim e agora daria espaço para campos floridos, os animais voltariam para os campos, florestas e todos teriam menos morte (Tanto da terra quanto de pessoas e animais que tinham como consequência do frio gélido e da escassez de alimentos).


Ritos durante a comemoração

Durante a celebração alguns ritos eram realizados para reforçar essa passagem, um deles é a confecção de uma boneca de palha ou madeira que era criada pelos próprios moradores da vila/tribo/ comunidade e que representava a deusa Morana. Essa figura simboliza o inverno e, consequentemente, os aspectos negativos do ciclo anual, como a morte e a dormência da natureza. O clímax da celebração é a destruição dessa boneca, para transmutar a energia, geralmente por fogo ou afogamento em um rio, marcando o fim do reinado da Deusa do inverno sobre o mundo e o surgimento da primavera.


Além disso, também confeccionavam e consagravam máscaras durante o dia para a noite poderem usá-las para afastar o mal, espíritos ruins e até mesmo o inverno e a própria Deusa.



Agora a Deusa renasce em outras formas, com ligação à fertilidade e à renovação da vida na terra. Após a destruição da boneca, a comunidade celebra a primavera com cânticos, danças e festividades, invocando a chegada de tempos prósperos.


Essa tradição é um forte reflexo da conexão dos povos eslavos com a natureza e com os ciclos de vida e morte, representando a importância da passagem entre as estações para a sobrevivência e o renascimento espiritual.


O inverno para os eslavos

Como o inverno era muito rigoroso eles costumavam armazenar o máximo de comida que conseguiam, também as comiam juntos, tanto pelo calor humano quanto pela quantidade de comida que haviam guardado e no final, faziam um GRANDE banquete com tudo que tinham.


A sobrevivência nesse período era bem complicada, a natureza descansava, os animais e pessoas adoeciam e como dependiam da plantação e colheita, nem é preciso dizer sobre a preocupação e medo que eles tinham durante esses meses.


Vale reforçar que o território eslavo sempre teve invernos bem densos e em uma época onde os recursos eram mínimos, ficava ainda mais difícil.


Finalmente Maržena iria embora!


Dias atuais

Hoje em dia essa comemoração e seus ritos ainda vivem, mas infelizmente algumas informações podem estar um pouco equivocadas. Existem pessoas que criam as bonecas e depois batem nela, com raiva e intenções errôneas sobre o ritual, NÃO FAÇAM ISSO, além de ser MUITO desrespeitoso, quem em sã consciência iria querer ofender a Deusa da morte?



Por agora, feliz Maržena, até mais inverno ❄️

Seja bem vinda primavera! 🌻

Olá, Kupala 🌺


Imagens retiradas do Pinterest e criadas através de inteligência virtual.



Autora: Lu Mend 🪻

 
 
 

Comments


bottom of page