top of page
Buscar

Kupala - A deusa eslava das bruxas

  • 21 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Na rica trama da mitologia eslava, Kupala emerge como a cativante deusa polonesa das ervas, feitiçaria, sexo e do verão. Seu manto de mistério envolve também o título de Mãe d'Água, vinculando-se harmoniosamente a árvores, ervas e flores. Em um ballet celestial, sua festa desdobra-se durante o solstício de verão, um dia consagrado que reverencia os dois pilares da existência: Fogo e Água.



Com a cristianização do povo eslavo Kupala foi transformada em São João. Sim, nossas festas juninas tão amadas pelos cristãos é festa das bruxas, e ocorre em 24 de junho no hemisfério norte. Se seguirmos o calendário agrícola, aqui no Brasil a roda giraria diferente, e teríamos essa festividade dia 21 ou 22 de dezembro. A magnífica Sobótka, ou festa de Kupala, desenrola-se nos encantos do solstício de verão em junho. É uma jornada sagrada que ilumina a relevância dos elementos primordiais, fogo e água. A tradição encanta com a dança das chamas ao anoitecer, mergulhos revigorantes ao pôr do sol, cânticos mágicos e passos de dança em torno do "amigo" até a meia-noite. Quando a mágica do relógio se aproxima da meia-noite, as solteiras, adornadas com flores de diadema na cabeça, deslizam misteriosamente para a floresta em busca da enigmática Flor de Fern. Cantando suavemente, elas são seguidas pelos homens solteiros. Encontrar a Flor de Fern promete a realização de todos os desejos, enquanto a falta dela sussurra uma vida feliz. E o sortudo que retorna com o anel de flor na cabeça? Ah, ele está destinado a unir-se em matrimônio em breve.

As palavras poéticas de Jan Kochanowki [1] descrevem com encanto todas as jovens garotas, vestidas de branco, flutuando graciosamente sobre as águas dos rios, velas acesas, envoltas em mistério e flores. Um tom de voz místico, atrativo e amigável revela-se na descrição desta festividade, convidando-nos a perder-nos nos segredos e na beleza dessa celebração única.

 
 
 

Comments


bottom of page